Serviço de Inteligência em Agronegócios
Consultoria
Capacitação
Projetos
Assistência Técnica

Evento Brasas e Sabores das Braseiras

Aconteceu no dia 08 de maio, em Florianópolis, o segundo encontro do movimento nacional As Braseiras, o evento foi promovido pela zootecnista Sandra Carvalho e pela maestra churrasqueira Elisabeth Schreiner.

O evento compreendia duas etapas, durante o dia, foi promovido na Faculdade Estácio, em Florianópolis (SC), um workshop com o tema “Do Campo para o Prato – Uma Visão Técnica da Cadeia Produtiva da Carne”. O evento tinha o objetivo de levar conhecimento para o público sobre alimentação, além de informações técnicas para os consumidores. A SIA, representada por Marília Terra Lopes, responsável pelo marketing, compreende que todos os elos da cadeia são importantes, merecem que sejam discutidos e que a informação deve chegar aos seus beneficiários, esteve presente.
Sandra e Elisabeth explanaram durante a manhã o caminho da carne, do pasto ao frigorífico, a tarde iniciou com a palestra da Médica Veterinária e Gerente do Programa Carne Pampa, da ABHB, Fabiana Freitas que apresentou a indústria da carne e a sua padronização. Palestraram também a nutricionista e professora de Pós-Graduação em nutrição esportiva Funcional, Maiara Cristina de Lima, que abordou o tema “Nutrição Esportiva Apresenta: Consumo Proteico na Síntese Muscular”, e a pediatra Mônica Chang Wayhs, que abordou a importância da carne na alimentação infantil, principalmente na formação cerebral da criança.

O evento finalizou com um jantar especial no restaurante Meat Shop que levou o tema “Brasas e Sabores”, que reuniu um público diversificado e também contou com o prestígio de comunicadores de Santa Catarina, como os jornalistas Renato Igor e Camila Reis, da RBS TV local, e o jornalista João Lombado, do programa Pão e Vinho. O convidado especial SIA, o vice-presidente de finanças da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (FAESC), Antônio Marcos Pagani de Souza, também prestigiou o evento.
A FAESC, que tem a SIA como parceira no desenvolvimento da bovinocultura de corte catarinense, entende que este tema tem que ser discutido entre os técnicos do SENAR, os quais estão diretamente em contato com o produtor.
Desta forma, o assunto foi tema da conversa durante o jantar e existe a perspectiva de fazermos um treinamento, para identificar características das carcaças ideais, o que por consequência identificará o tipo de terminação que teremos que buscar no campo. E também qual o comportamento do consumidor dos grandes centros urbanos em relação ao sabor, maciez e origem da carne bovina.
Confira algumas fotos a seguir!

 

FB_IMG_1497441213313

FB_IMG_1497441236035

8

Beth_Convidados