Serviço de Inteligência em Agronegócios
Consultoria
Capacitação
Projetos
Assistência Técnica

SIA

Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários

O PISA é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para difusão de tecnologias para a adequação do processo produtivo em propriedades rurais, visando a produção sustentável de alimentos seguros e de alta qualidade.

No Rio Grande do Sul, tornou-se um programa de capacitação continuada a produtores rurais, através de um arranjo institucional composto pela coordenação técnica exercida pelas universidades federais (UFPR/UFRGS), o Programa Juntos para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL) e os parceiros locais (EMATER, prefeituras, associações, sindicatos, indústria), além do MAPA. Em 2013, o PISA está completando “5 anos” de atividades a campo no RS.

O Início
Desde o início, com a constituição do Comitê Técnico Gestor (CTG) na Região das Missões, e a implantação de uma Unidade Comparativa na Granja Ortiz, em São Nicolau/Pirapó, as ações de orientação técnica e difusão tecnológica foram intensificadas cada vez mais. Já no Informativo Técnico PISA nº 1, publicado em 2012, informamos que o programa atendia mais de 100 propriedades no Projeto PISA Missões, e que outras 250 estavam cadastradas em outras regiões.

Hoje
Atualmente existem, no estado do RS, 575 propriedades participantes distribuídas em cinco projetos: PISA Missões (84), PISA Vale do Taquari (86), PISA Alto Uruguai (160), PISA Noroeste (107) e PISA Centro (138). A cada 30 dias, os produtores rurais interagem com a equipe técnica, coordenada pela SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios, com encontros alternados entre consultorias individuais e dias de campo para cada grupo. São 25 grupos, que além da capacitação em produção integrada de sistemas agropecuários recebe cursos nas áreas de gestão financeira e gestão da qualidade, pelo SEBRAE-RS, e treinamentos em áreas técnicas específicas, oferecidos pelo SENAR-RS.

Resultados
No Informativo Técnico nº 1 apresentamos os resultados obtidos em quatro anos de PISA na Unidade de Difusão Tecnológica (UDT) Granja Ortiz, onde a produção de leite saltou de 4.000 para quase 14.000 Litros/ha/ano, o preparo de solo foi substituído totalmente pelo plantio direto, o custo de produção caiu, entre outros. No Informativo Técnico nº 2, que será apresentado no 4º Dia de Campo Estadual do PISA-RS, na Granja Ortiz – São Nicolau / Pirapó, dia 21 de agosto, traremos os primeiros resultados de outras UDTs do PISA Missões. Essas UDTs, um ano após o início do projeto, já mostram mudanças bastante interessantes e, se considerarmos que estão apenas no início do trabalho, serão novas referências para os produtores na adoção da “Filosofia PISA” de produzir alimentos, com segurança de resultado e perspectiva de um futuro melhor e mais sustentável.

Saiba mais sobre o Projeto PISA!

Veja a cartilha sobre o projeto aqui:

Cartilha Projeto PISA

Ou veja os informativos sobre o PISA dos últimos anos:

Informativo PISA 2014

Informativo PISA 2013

Informativo PISA 2012