Hoje nós vamos falar do planejamento em sistemas de integração lavoura-pecuária, por que é tão importante? Vamos dar quatro dicas para você se atentar na hora de montar o planejamento da sua propriedade.
Um dos pontos é o planejamento espaço temporal, muito importante para uma Integração Lavoura-Pecuária, porque se define a utilização do solo para as diferentes áreas no decorrer dos anos. Então, esse planejamento para se ter um bom sistema de integração é importantíssimo e termos ele por vários anos, também. Confira as dicas:
1 – Tentar que a pecuária passe em todas as áreas de lavoura.
Em alguns casos, a pecuária vai estar sim em todo o ano, mas em sistemas em que a lavoura fica mais tempo em alguma área, a gente tende as vezes não colocar a pecuária e usar só em algumas áreas que é mais fácil. Então, é importante tentar passar sim a pecuária em todas as áreas da lavoura porque vai ter um benefício muito grande em função de ciclagem de nutrientes, produção de matéria orgânica e reestruturação do solo.
2 – Adubação de sistemas, por quê?
Hoje se pensa muito em adubação da lavoura e da pecuária. A gente tem que pensar na adubação do todo e com isso uma construção de manejo ao longo do tempo, a gente consegue ir trazendo a adubação da lavoura para o momento pastagem, para o momento forrageiras. Por que é tão benéfico a gente fazer isso? Porque a ciclagem dos nutrientes nesse momento é muito grande e a extração de nutrientes é muito pequena por parte dos bovinos, por parte da produção pecuária. Então, aquela aplicação que a gente faz no momento da pastagem ela vai sim beneficiar a lavoura. A gente pode iniciar aos poucos começar por exemplo daquele 100% de adubação planejada, colocar 30% na pecuária e os outros 70% na lavoura e ir aumentando esse percentual até chegar em áreas excelentes e que a gente consegue colocar 100% da adubação no momento pecuária e isso é excelente por diversos motivos.
2 – Escalonamento
Escalonamento é algo comum e bastante utilizado na agricultura. Mas, a gente tem que pensar isso no sistema como um todo e então pensar o escalonamento da agricultura, mas também pensar nos escalonamentos das pastagens ou utilizar algumas pastagens em diferentes momentos. Por quê? Porque a gente tem que ter a estrutura, a oferta de forragem adequada na propriedade para manter um rebanho passando em diferentes áreas. E, para isso, precisa de uma pastagem que tenha uma produção maior de matéria seca mais no cedo ou mais no tarde, outra no início do verão enfim, a gente tem que ter então um escalonamento.
3 – Utilizar das diferentes cultivares que a gente tem no mercado, diferentes espécies forrageiras.
Vai ter uma espécie que vai ter uma produção melhor no cedo, vamos utilizar ela numa área. Não é que ela seja melhor ou pior do que outra cultivar, mas para o nosso sistema a gente vê onde entra, o que a gente precisa. Por exemplo, precisar uma área mais no cedo e depois uma área mais no tarde, porque ainda não estão prontas todas as outras pastagens. Então, fazer essa distribuição espaço temporal também da pecuária, isso é muito importante e a gente tem muita ferramenta boa no mercado para utilizar.
Às vezes, a mesma espécie e cultivares diferentes, que se portam de formas diferentes ou seja uma maior produção no cedo ou no tarde ou a mesma cultivar e a gente simplesmente ajustar a época de plantio para ter o pastejo no momento que a gente precisa, casando com a lavoura.