Os índices abaixo são importantes para que o produtor entenda a situação reprodutiva do rebanho, e, assim, poder estipular metas a curto, médio e longo prazos. Veja a importância de cada índice e entenda como calcular para ter no controle os números do seu rebanho. Números que farão a diferença na hora de tomar decisões importantes na sua Pecuária de Cria:
Índice de Fertilidade: É a relação do número de fêmeas em cobertura que ficaram prenhes na estação de monta. É o primeiro indicador dentro de um sistema de cria. Ele vai conseguir mostrar o quanto as vacas da sua propriedade estão férteis e aptas para receber um terneiro na estação reprodutiva.
Como calcular = Nº de Fêmeas prenhas/ Nº Fêmeas em cobertura
Índice de Natalidade: A partir da prenhes, se começa a gerar outros índices. A perda pé parto, depois que faz
Exemplo: Tem uma estação de monta de 90 dias, 45 dias que tu tirpiu os touros, você vai fazer o diagnóstico de gestação. A partir do número das vacas prenhas, até a última parição, se faz uma recontagem. É quando teremos o número de terneiros que não foram paridos.
Quantas fêmeas pariram bezerros em relação ao número de fêmeas em cobertura
Como calcular = Nº de bezerros nascidos/ Nº fêmeas em cobertura
Índice de perda pré parto ou Merma = Mede as perdas desde o diagnóstico de gestação até a parição, ou seja, a mortalidade intrauterina.
Como calcular = Nº de fêmeas prenhes – Nº de fêmeas que pariram / Nº de fêmeas prenhes
Taxa de Desmame (% DESMAME) ou Eficiência Reprodutiva: Indicador base na reprodução. Mostra o total de bezerros desmamados em relação às vacas expostas a reprodução.
Como calcular= Nº de bezerros desmamados/ Nº de fêmeas em cobertura
Relação de Desmama (%): informa a relação do peso do bezerro em percentual ao peso adulto da matriz.
Como calcular = Peso do bezerro/Peso de sua mãe x 100
Idade a Primeira Cria: Idade que a novilha dá cria, pela primeira vez, no rebanho.